Gestão da saúde: Rede de Urgência do Norte de Minas cria escola de saúde

A Escola de Saúde tem como objetivo promover o aprimoramento, capacitação contínua e difusão da pesquisa

Jerusia Arruda
Antônia Colares se destacou pela dedicação e pelos serviços prestados à saúde do Norte de Minas
Antônia Colares se destacou pela dedicação e pelos serviços prestados à saúde do Norte de Minas

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) anunciou, nesta terça-feira (7), a regulamentação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) como Núcleo de Estudos Permanentes – Escola de Saúde Antônia Colares. A Escola de Saúde tem como objetivo promover o aprimoramento, capacitação contínua e difusão da pesquisa para funcionários do Consórcio e diversas instituições da sociedade.

Segundo o presidente do Cisrun, Warmillon Fonseca Braga, o consórcio representa um pacto pela saúde que valoriza a relação solidária entre gestores das três esferas de governo empenhados em trabalhar para promover um melhor acesso aos serviços oferecidos pelo Consórcio através do Samu Macro Norte. “Com a Escola de Saúde será possível padronizar condutas para o aprimoramento do processo de resolução das demandas apresentadas pelos cidadãos e usuários da rede de urgência e emergência”, falou.

A Escola de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas Antônia Colares é resultado de um acordo de cooperação técnico-científica firmado entre o Cisrun e  http://www.unimontes.br que irão desenvolver e executar projetos nas áreas de atuação das duas entidades.

O Cisrun será responsável pela a coordenação e agendamento dos cursos, preparação de grade curricular e programa de cursos, disponibilização de equipamentos, viabilizar profissionais técnicos para ministrar cursos e administrar os recursos recebidos pela Escola de Saúde. À Unimontes, através do Hospital Universitário Clemente de Faria, caberá a certificação dos cursos, disponibilização dos equipamentos e do espaço Centro Alfa de Treinamento e Simulações (CATS), conforme grade curricular e programa de cursos.

Para operacionalizar a Escola de Saúde, será criado um Comitê Gestor responsável pela avaliação das atividades e elaboração do plano de trabalho. A expectativa é que Escola inicie suas atividades em breve.

Antônia Colares

A enfermeira Antônia Colares, a Tonha, foi indicada por unanimidade pelos profissionais do Samu Macro Norte pela dedicação e relevantes serviços prestados à saúde do Norte de Minas.

Tonha nasceu em Grão Mogol, mas sempre viveu em Montes Claros, onde trabalhou por mais de 50 anos. Aos 77 anos de idade e com dificuldades de andar devido às dores na coluna, Tonha diz que, se pudesse, não pararia de trabalhar nunca. “Perdi a conta de quantos partos fiz e graças a Deus nunca tive problemas em nenhum deles. Infelizmente, por causa das dores na coluna, não consigo mais trabalhar”, lamenta.

Durante todos esses anos, Tonha trabalhou na Santa Casa de Montes Claros, onde começou, aos 20 anos, como copeira e depois faxineira. Posteriormente, fez curso técnico de enfermagem e passou a fazer partos. “Eram tempos difíceis, sem muita tecnologia, poucos médicos e enfermeiros, e quem trabalhava no hospital tinha que fazer de tudo. As mulheres chegavam ao hospital em trabalho de parto e muitas vezes tive que ajudar, até fazer mesmo o parto. Graças a Deus, todas as crianças sobreviveram”, conta.

Tonha se aposentou legalmente em 1999, mas só parou de trabalhar em 2007. Em 2010 recebeu a Medalha de Honra de Montes Claros, maior condecoração oficial do município, concedida a pessoas que se destacam em várias áreas.

Fonte: Agência Minas

Deixe um comentário