Aécio Neves defende ações a favor do desarmamento

Aécio Neves: senador diz que a omissão por 39 mil mortes, por ano, causadas por armas de fogo não podem continuar encobertas.

Aécio Neves: redução da violência e o desarmamento

Fonte: Folha de S.Paulo

Desarmamento

Aécio Neves

Nosso Estatuto do Desarmamento completa dez anos neste 2013. Não há dúvida de que trouxe mais controle e rigor para a posse, o porte e a comercialização de armas.

Dados oficiais mostram que, entre 2004 e o começo de 2013, mais de 600 mil armas foram entregues voluntariamente pela população. É um resultado que, à primeira vista, pode impressionar, mas ainda muito distante dos 15 milhões de armas de fogo nas mãos de civis.

Na forma como foi proposto, mediante entrega voluntária, o estatuto tem se mostrado ineficaz para fazer frente à magnitude dos problemas graves na área de segurança, assim como ocorreu em outros países que experimentaram este modelo.

Para justificar a acomodação de Brasília nessa área, utiliza-se como argumento a vastidão das fronteiras nacionais e a dificuldade de conter o contrabando. Sem entrar no mérito da absurda fuga de responsabilidade em fiscalizar nossas fronteiras, caminho livre para as drogas e armamento de todo tipo, a questão é que, neste caso, as pesquisas atestam que grande parte das armas é de produção nacional. O problema é de natureza doméstica, portanto.

A paralisia na esfera federal se converte em leniência do governo, ao tentar se livrar da questão da segurança como se fosse um “abacaxi” a ser resolvido pelos governos estaduais, já que a atribuição do papel de polícia Civil e Militar está nesse âmbito por definição constitucional.

O governo federal precisa assumir seu papel coordenador no combate à criminalidade, agindo de maneira sistêmica em pelo menos duas frentes.

Apoiando com firmeza a integração das ações entre as forças de segurança, inclusive as estaduais – um trabalho que já tem resultados muito positivos, a partir do compartilhamento de inteligência e de recursos. E também na expansão e melhoria do sistema prisional, um esforço decisivo para golpear o crime organizado, que comanda o banditismo de dentro para fora.

A outra forma de contribuir é eliminando o crônico contingenciamento das receitas existentes, já insuficientes. Inacreditavelmente, cerca de 80% de tudo o que se investe no setor vêm dos cofres municipais e estaduais e, ainda assim, a União vem reduzindo os seus investimentos em segurança.

Nessa área, infelizmente, o Brasil nunca teve uma política consistente e integrada.

Nos últimos anos, tem-se preferido adotar estratégias midiáticas em vez de ações estruturantes. Essas devem ser construídas no dia a dia das organizações policiais em integração com o governo federal – são menos visíveis, mas muito mais eficazes.

As 39 mil mortes causadas por armas de fogo por ano no país não podem continuar encobertas pela omissão e um silêncio inaceitáveis.

AÉCIO NEVES escreve às segundas-feiras neste espaço.

Anúncios

52 comentários em “Aécio Neves defende ações a favor do desarmamento

  1. Bom se a postura de Aecio e seguir com esta farsa em que só os maus se beneficiam dos que seguem a lei, eu não votarei nele.

    • Só posso colocar este cidadão, no patamar dos mentirosos e enganadores, já que apoia uma ideia sem nenhum fundamento, e que vai contra a democracia! Perdeu o meu voto, e da minha familia e todos quantos eu conseguir influenciar. Ainda bem que ministro cursos para centenas de pessoas!

  2. Me arrependo amargamente por ter votado neste Infeliz!!! mas será a primeira e ultima vez na minha vida!!! se tem que desarmar, desarme os BANDIDOS e MARGINAIS!!! pago meus impostos em dia e nem direito a LEGITIMA DEFESA EU TENHO!!! (estou desarmado e sem pretecção alguma) depende de policia as 2hs da manha e fogo!!!

  3. Que grande palhaçada é esta da política brasileira, já quer ser presidenciável desrespeitando a soberania popular. Soberania essa que ganhou com grande maioria nas urnas pelo direito de ter armas. Grande pena porque é mais um que farei campanha contra.

  4. O problema senhor Anastasia e Aécio, é que a entrega voluntário só beneficio quem tinha a posse legal, bandidos não entregaram. E a certeza do bandido que o outro lado não está armado lhe deu mais certeza do não revide! Pergunte a qualquer um bandido ou não, prefere enfrentar alguém armado ou desarmado?
    Na esfera internacional, veja se algum país tem coragem de abertamente , sem os bravateiros por favor, de enfrentar os EUA, França, Inglaterra e China! estão armados até os dentes! e ninguem se mete.
    Enquanto continuar com essa postura não tera meu voto!

  5. Muito bom saber sobre o posicionamento do nobre governador. Infelizmente é contraria aos meus valores a respeito do desarmamento do cidadão de bem.Portanto… boa sorte nas próximas eleições.

  6. Sou mineiro mas moro no RJ. O Senador poderia visitar algumas cidades de Minas e constatar que o Estado (em sentido amplo) não consegue prestar efetivamente segurança aos cidadãos. Conheço cidades em Minas tão pequenas e isoladas que se alguém ligar pro 190 a polícia só vai aparecer no dia seguinte. Será que Minas era mais violenta quando o cidadão do interior tinha uma espingarda e um revólver? O Estatuto do Desarmamento provocou um efeito inverso nos bandidos, pois poderia-se imaginar que suas ações violentas diminuíssem, tendo em vista a situação de indefesa das vítimas, mas foi o contrário, certos da total ausência de resistência passaram a ser mais agressivos, não se limitam a subtrair os pertences adquiridos com o suor do trabalho honesto, por pura crueldade violentam e, não rara as vezes, matam suas vítimas por simples prazer. Até quando o Governo (em sentido amplo, pois não falo de nenhum Estado da Federação especificamente) irá nos obrigar a morrermos ajoelharmos diante de um criminoso, implorando a sua misericórdia?

  7. Este foi o email que enviei para o senador Aécio ontem:

    Boa noite,

    O senhor ou sua assessoria não acompanham a opinião pública?
    Não sabem das manifestações a favor do PL 3722/12 do deputado Catarinense Rogério Peninha Mendonça no disque-câmara?
    Um projeto que vem para, realmente, regulamentar a posse, o porte e o comércio de armas de fogo e munições no Brasil.
    Um projeto para substituir o malfadado estatuto do Desarmamento.
    A lei 10826/03 vai completar 10 anos e os crimes com armas de fogo só aumentam no país.
    Os estados que mais entregam armas, são aqueles que, em sua maioria, mais aumenta a criminalidade.
    Já não gostava do seu jeito de fazer política, senador.
    Agora farei campanha contra.

    Jorge Nagel
    Cidadão Brasileiro

  8. Pela lógica, Aécio recusa usar segurança pessoal armada.
    Pergunto: de onde vieram as “pesquisas” dizendo que existem 15 milhões de armas de fogo em mão de civis e que “grande parte das armas é de produção nacional”?
    Agradeço por respostas.
    Em tempo: esse artigo, além do mais, é confuso e muito mal escrito.

  9. Quanta besteira… Enquanto civis de bem não podem ter armas em função de políticas ineficazes e ignorantes (como essa), bandidos conseguem armas facilmente em países vizinhos ou, até mesmo, no conforto de suas casas, contando, inclusive, com os serviços do governo(Correios) pra lhe entregarem. Resumindo, com esse posicionamento não tens o meu voto!!!

  10. Acorde,governador,a.maioria dos crimes é cometida por armas irregulares enquanto o cidadão honesto é refém da ausência de políticas públicas.Por favor,verifique a legalidade em seu estado.Médicos recebem 70%de aumento enquanto os demais servidores de nível superior. sequer conseguem se desnacionalização.Tentamos contato com o RH sem conseguir.Somos chamados barnabés e nem nossa profissão consta no contra cheque

  11. Infelizmente não há nenhum presidenciável que queira lutar contra a farsa do desarmamento civil, assim sendo, além de “PT nunca mais” eu digo “PSDB nunca mais”, tanto o PT quanto o PSDB são partidos de bandidos feitos para bandidos, enquanto desarmaram a população a criminalidade aumentou extratosfericamente. O Brasil é o número um no ranking mundial de mortes por armas de fogo. O Governador da Bahia chegou a dizer que a população deve andar com dinheiro para agradar o ladrão! Devido a Campanha do Desarmamento hoje temos que agradar ladrões, assaltantes, sequestradores, estupradores, homicidas, genocidas, e sequestradores de órgãos. A população fica a mercê de seus algozes, até treinar fuga de porta-malas temos que treinar, graças ao Estatuto do Desarmamento.
    Sr. Aécio Neves, o Sr. é um mau-caráter, um pilantra, um fascínora, tomara que o Sr. não ganhe mais nada, não é à-toa que está em oitavo nas pesquisas de intenção de voto.

  12. Parabéns ao PSDB que se mostra mais uma vez mais radical que o PT ao sugerir que o desarmamento não deveria ser voluntario! Parabéns por rasgar o resultado do refere ndo de 2005, onde 60 milhões de brasileiros disseram NÃO ao desarmamento!

    • A ARENA – Aliança Renovadora Nacional solidariza-se com o Movimento Viva Brasil – MVB, na luta contra essa excrescência chamada “Estatuto do Desarmamento”.

      Aécio Noves Fora!

  13. Se é para ficar como está, com o cidadão de bem sendo agredido pelo estado no direito fundamental de legítima defesa da vida, da família e da propriedade, então não votarei no candidato do PSDB.

  14. Legal, pode contabilizar pelo menos 60.000.000 de votos imediatamente a qualquer candidatura que o sr senador venha a fazer. A maioria do eleitorado é contra o desarmamento.

  15. Gostaria de perguntar ao Candidato qual presidente conseguiu mais de 60 milhões de votos ? Resposta NENHUM ! Então caro candidato como o senhor defende o sistema atual que desarma as famílias de bem e deixa os bandidos armados eu e os outros 60 milhoes de Brasileiros que votamos pelo nosso direito de auto defesa escolheremos outro candidato para votar. Boa sorte na campanha…vai precisar !

  16. Mas o bom mesmo e saber que o politico so trata o povo e a patria dele como palhaços! assim é e parece que será. Desde a suposta declaração da independencia. “Idependencia ou morte”! Kd? Todos fazem parte da mesma corja! Ladrões, mentirosos… Roubam dinheiro do povo brasileiro e ainda roubam seus direitos….

  17. que palhaçada Aécio, pensei que o senhor era um homem inteligente e que iria apoiar o fim desse absurdo estatuto do desarmamento. tava pensando até votar no senhor caso se candidatase a presidencia mas depois desta to fora.

  18. Acabei de tomar nota em quem não votar…
    Uma pena… agente acha que vai mudar, e na verdade vamos ficar na mesma …

  19. quem votou Não no referendo não deve votar nem em aécio, nem dilma, se não houver candidato a nosso favor é melhor votar nulo. sugiro tambem organizarmos listas de deputados e senadores que são contra ou afavor do desarmamento e assim organizados, varrermos para fora os desarmamentistas.

  20. Nao existe governo que vá representar os reais interesses dos cidadaos deste país. Sao todos parasitas aliados uns aos outros, que sao aliados com outros parasitas corruptos de outros países. O unico objetivo é controlada todo e qualquer aspecto da minha vida e de outras pessoas.

    Precisamos realmente eleger algum verme destes?

    Nós temos internet! Está na hora de a humanidade dar o proximo passo em direção a ORGANIZACAO SOCIAL. Por uma fraçao do que gastamos com presidentes, deputados, senadores, governadores, prefeitos, vereadores e parasitas de toda especie…enfim, por uma fraçao do dinheiro que eles roubam da populacao, é possivel recrutar os melhores intelectuais, especialistas e estudiosos do país, e construir um espaço online onde a própria populacao possa votar suas leis, orçamentos, discutir problemas e possibilidades.

    A exemplo daquele site votenaweb, os interessado vão lá, leem os projetos, decidem a prioridade, votam favoravelmente ou contra, explicam seus motivos, e tudo parece funcionar muito melhor do que as instituiçoes corruptas e falidas que temos hoje.

    Por uma fraçao do que gastamos com parasitas corruptos é possivel pagar especialistas para criar um sistema blindado e protegido contra fraudes e ataques.

    Einstein disse que é loucura fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes…bem, é loucura achar que elegendo fulano ou ciclano as coisas serão diferentes, ainda nao deu certo em 500 anos de historia, nao é agora que as coisas vão mudar.

  21. Senador Aécio, sou um cidadão brasileiro honesto, de “bem” e eleitor que exerce o direito e o dever de votar, nunca deixando de comparecer em nenhuma eleição ou referendo. Gostaria de manifestar e registrar minha opinião, esclarecendo que é lamentável seu posicionamento quanto à questão do Desarmamento de cidadãos “eleitores” honestos.
    O movimento CONTRA O DESARMAMENTO do cidadão honesto e de “bem” CRESCE DIARIAMENTE, lembrando que 60 milhões de brasileiros eleitores votaram contra o desarmamento e a proibição ao acesso a armas de fogo.
    O atual Governo do PT é o pior exemplo de gestão publica que o Brasil já teve, portanto toda manifestação, opinião ou posicionamento parecido com a atual gestão do Governo Federal é péssimo para sua popularidade.
    Obs. Ainda existe tempo para se informar melhor a respeito do assunto em questão e perceber que não existe nenhuma relação entre armas de fogo “legalizadas” e a criminalidade. O eleitor honesto não irá votar em candidatos que tentam retirar seus direitos.
    Atenciosamente.
    Roberto.

  22. Depois dessa, não terá o meu voto. Sou absolutamente contra o desarmamento, de forma que não posso votar em desarmamentista. Da mesma forma, tomem cuidado com partidos comunistas como o PSB, PCdoB, PSTU, entre outros. Se você é contra o comunismo, não tem lógica votar em socialista ou comunista, como muita gente parece que faz sem saber.

  23. Com este posicionamento, nao tera o meu voto. Sou professor universitario, servidor publico federal e tenha a maior certeza, candidatos com este posicionamento atidemocratico serao lembrados nas campanhas eleitorais em minhas salas de aula.

  24. Esta é a nossa política de segurança – O Governo não consegue controlar os bandidos e ainda quer deixar as vítimas mais indefesas ainda.

  25. O Estado que é Omisso ? Nossos políticos q são omissos! Fazendo valer o estatuto do desarmamento !! visto o artigo 13 – 2º do Código Penal q abaixo reporto na integra, dada a Relevância da omissão
    2º – A omissão é penalmente relevante quando o emitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem:
    a) tenha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância;
    b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado;
    c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrência do resultado.

    é possível Condenar TODOS nossos POLÍTICOS por esta Omissão com a SOCIEDADE ! Visto o primeiro item na letra a) pois o Estado possui a obrigação, dever pátrio, constitucional de Cuidar, proteger e vigiar seus cidadãos! no item b) com o estatudo do desarmamento o Estado esta puxando para Si a responsabilidade de DESARMAR o cidadão de bem, GARANTINDO a TOTAL segurança da população e assim não o faz, CULMINANDO então no item c), que devido ao DESARMAMENTO da população, esta CRIANDO o RISCO ABSOLUTO da OCORRÊNCIA do resultado = AUMENTO dos ASSALTOS, SEQUESTROS, ESTUPROS e INVASÕES de domicílio.
    Mais um absurdo do nosso País !!

  26. Além de tudo, o que eu acho mais impressionante é os políticos não terem percebido que 60 milhões de brasileiros eleitores saíram de casa para votar NÃO ao desarmamento, quando, naquela época a mídia inteira apoiava o sim ao desarmamento. Será que eles acham que esse povo todo não vota mais! Atenção políticos e pretendentes: 2014 vem aí… e pode ter surpresaaaaa.

  27. Ja faz duas eleições presidenciáveis que espero pela candidatura do Aécio, Serra e Alkimin nunca me agradaram neste cargo, acho muito bons como governadores. Agora que esses dois largaram o osso e o PSDB decidiu renovar me vem essa bomba, a minha última esperança foi a água abaixo. Esse posicionamento foi mais descepcionante que os últimos anos de PT, pois do PT se espera tudo, agora do Aécio. Como todos acima, acaba de perder meu voto também, e se insistir nesse posicionamento lhe garanto que tiro pelo menos mais uns 20, é so passar esse link pra alguns amigos e voto perdido. Aécio, mesmo com o desarmamento você conseguiu dar um tiro no próprio pé, agora quero ver provar a origem da arma.

  28. Mas pessoal, o referendo foi em 2005, como aumentaram os bandidos do brasil (os demais terá maior força) com a facilidade das atitudes (profissão) dos mesmos… pois escravos não usam armas (trabalhadores que contribui)… não será surpresa virar lei (bandidos e ladrões)… SOMOS ESCRAVOS, TABALHAMOS PARA OS BANDIDOS E NÃO PODEMOS FAZER NADA, SOMOS OBRIGADOS A PAGAR OS MAIORES IMPOSTOS, SE NÃO BASTASSE… SAI NA RUA COM O DINHEIRO DO BANDIDO E SE IRRITÁ-LO LEVA UM TIRO DE TROCO… BRASIL OS TRABALHADORES MORENDO NAS FILAS DE HOSPITAIS E O DINHEIRO SENDO GASTO NOS ESTÁDIOS DE FUTBOL… O INGRSSO SERÁ 500,00… SÓ VAI QUEM GANHA FÁCIL…LADRÕES E TRAFICANTES DE DROGAS E ARMAS QUE SÃO OS RICOS…

  29. Se depender de mim e de mais 64% do eleitorado brasileiro, o Sr Aécio não emplaca como Presidente…..chega de tomar decisões que beneficiam somente os bandidos!

  30. Parabens, Aecio Neves, pela sua atitude burra, sera que você não sabe que 60 milhões pessoas em 2005 foi contra ao desarmamento, você precisa se interar mais um pouco, agora que se aliou a Alkimin, passa a devender bandido mais ainda. você tem que lutar pelos direitos da população de bem, pessoal não vamos colocar mais um covarde para representar o povo la em Brasilia, ja perdeu.

  31. Já enviei email ao Senador Aécio Neves e confirmo aqui. Já que ele não pensa na segurança dos cidadãos de bem, jamais terá o meu voto. Aprovação do PL3722/12 já!

  32. Mais uma vez um político vem na “contra-mão”… o Senador Aécio Neves prova que não tem noção do que é estar desamparado pela segurança pública, e ainda que incentivar a retirada do nosso direito, direito a defesa e a vida.

  33. Tipo, se fosse registradas as armas ñ ficariam sem justiça, além de que para ter o porte o carra faz um baita treinamento, ñ é bem assim, tão é bem chapado

  34. Acabou de perder muitos, muitos votos! …em 2014 quem não estiver comprometido exclusivamente com os direitos dos cidadãos (sem excluir ou criar pequenos grupos disso ou daquilo), não vai ganhar nenhuma eleição!!.. Nós vamos fazer campanha forte, muito forte contra quem não sabe respeitar a vontade popular!!.. anota aí !!

  35. muito bem se é pra ficar na mesma vou votar nulo afinal de contas não temos opção mesmo é sempre os mesmos candidatas sempre com a mesmas idéias imbecis que só prejudica o cidadão de bem e beneficia vagabundo, isso mostra que a bandolagem ja começa em brasilia.

  36. o nobre senador desconhece a situacao em que se encontra as policias militar civil pecoal dos presidios ,pescoal da justica ,guardas municipais e os milhoes de brasileiros que o governo do PT colocou a merce dos bandidos e querendo que os mesmos continuen sem o soberano direito a propria defesa .Senador o sr esta sendo mal assessorado ou nao esta dialogando com seus assessores ante de manifestar sua posicao favoravel ao desmando do governo.SOU MINEIRO UAI.

  37. senador nao e por ai que osr vai conquistar os votos dos brasileiros e principalmente dos mineiros e dando que se recebe e nos esperamos o seu apoio (pl3722\12) porque a posicao contraria ,e do governo e o sr e oposicao.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s