Lula terá de explica controle político da CPI

Lula terá de explica controle político da CPI do Cachoeira – PSDB vai cobrar do ex-presidente explicação sobre proteção ao ministro do STF Gilmar Mendes.

Lula a CPI do Cachoeira e o Mensalão

Fonte: Agência Tucana

Líder do PSDB na Câmara, deputado federal Bruno Araújo (PE)

Líder do PSDB na Câmara, deputado federal Bruno Araújo (PE)

PSDB quer que Lula explique “controle político” que diz ter sobre CPI do Cachoeira

O líder do PSDB na Câmara, deputado federal Bruno Araújo (PE), disse estar estarrecido com as declarações do ex-presidente Lula de que teria o “controle político da CPI do Cachoeira” e que poderia oferecer “proteção” ao ministro Gilmar Mendes – lhe dizendo em encontro no escritório do ex-ministro Nelson Jobim que ele não precisaria se preocupar com as investigações em curso, em alusão a uma suposta viagem do ministro a Alemanha, acompanhado pelo senador Demóstenes e que teria sido custeada por Cachoeira (fato desmentido categoricamente por Mendes, que diz possuir documentos que comprovam o pagamento próprio de todas as despesas).

Ao mesmo tempo, Araújo afirma que “não é admissível que qualquer autoridade, especialmente um ex-presidente, tenha em seu poder informações fundamentais para as investigações e que, ao contrário de partilhá-las, faça uso político das mesmas utilizando-as inclusive para fazer ameaças veladas aos integrantes da mais alta corte do País. Esse tipo de intromissão no funcionamento do STF demonstra que Lula não tem a real dimensão do que representa a posição de um ex-presidente”.

“Nós já vínhamos denunciando a utilização político-partidária da CPI por parte de integrantes do PT e membros da base aliada do governo. Esse episódio apenas comprova algo que é notório”, ressaltou o deputado.

Segundo Araújo, está cada vez mais clara a estratégia do Governo de limitar as investigações ao governador Marconi Perillo, apesar da inequívoca ligação do grupo criminoso investigado com outros governadores, especialmente o petista Agnelo Queiroz (DF). “Essa não pode ser a CPI de um partido e muito menos de um ex-presidente contra seus opositores e nem pode ser usada para desviar o foco do julgamento do Mensalão. A declaração do Lula pode comprometer a lisura das investigações da CPI e expor seu resultado e todos os integrantes da comissão ao descrédito”, lamentou.

O encontro e o teor da conversa foram confirmados pelo ministro Gilmar Mendes, que afirmou ainda ter ficado “perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas do presidente Lula”. Mendes também relatou o encontro a dois senadores, ao procurador-geral da República e ao advogado-geral da União. O ex-presidente avançou ainda mais: segundo Gilmar Mendes, Lula teria declarado que já estava atuando diretamente em contatos com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para influenciar no julgamento do Mensalão, por meio de encontros pessoais ou delegando a terceiros a função de ter conversas semelhantes com os integrantes da corte.

A assessoria técnica do PSDB na Câmara analisa se alguma medida deve ser tomada e qual seria o foro adequado onde o ex-presidente pudesse partilhar as informações privilegiadas que possui. Qualquer decisão será anunciada pelo líder Bruno Araújo após discussão do assunto na bancada tucana no Congresso.

Lula e a CPI do Cachoeira

Agência Tucana – https://www2.psdb.org.br/index.php/agencia-tucana/noticias/psdb-quer-que-lula-explique-controle-politico-que-diz-ter-sobre-cpi-do-cachoeira

VEJA – Reportagem revela ofensiva de Lula para subjugar o Supremo e livrar a quadrilha do mensalão

Uol Notícias – Se Lula ‘ainda fosse presidente, comportamento seria passível de impeachment’

Um comentário em “Lula terá de explica controle político da CPI

  1. Parece que o ex presidente Lula ficou em situação embaraçosa, e assim, consequentemente tudo fica obscuro do ponto de vista de ser transparente com a população brasileira, porque de certo, o que vemos é cada vez um partido como o PT, se enrolando cada vez mais, escândalos de corrupção, queda de ministros, projetos inacabados, dívida dos estados, aonde vamos parar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s