Governo de Minas: índios Maxacalis são alvo de ações para superação da extrema pobreza

Equipe da Secretaria de Trabalho e Emprego visitou quatro municípios para conhecer melhor a comunidade indígena

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), deu início ao diagnostico das ações de desenvolvimento local e territorial para a superação da extrema pobreza. O foco dessa primeira etapa é a comunidade dos índios Maxacalis, localizada no Noroeste de Minas e no Vale do Mucuri.

Uma equipe técnica da Sete visitou quatro municípios – Santa Helena de Minas, Bertópolis, Ladainha e Teófilo Otoni – para melhor conhecer a cultura, as necessidades e as peculiaridades da comunidade indígena. As demandas levantadas irão subsidiar as ações de geração de trabalho e renda em atividades de economia solidária, com vistas a atenuar a condição de marginalidade econômica, social e de dependência de políticas de transferência de renda sofridas pela comunidade.

A ação faz parte do projeto “Promoção de Ações Integradas de Economia Solidária para o Desenvolvimento Local e Territorial, visando à Superação da Extrema Pobreza”, que vai contemplar 50 empreendimentos e mil famílias, tendo como premissa a fixação da população no território, com a implantação efetiva da economia solidária na promoção do desenvolvimento sustentável da comunidade. Cerca de 1,5 mil Maxacalis vivem em Minas Gerais e serão beneficiados pelo projeto.

Segundo o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, o desenvolvimento dessas ações são metas importantes do Governo de Minas. “Temos que proporcionar melhores condições de vida para todos os mineiros e esses povos não podem ser esquecidos. Vamos desenvolver ações de trabalho e renda para que eles possam ter uma vida digna e de qualidade”, explicou o secretário.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/indios-maxacalis-sao-alvo-de-acoes-para-superacao-da-extrema-pobreza/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s