Gestão em Minas: CVT de Papagaios se torna ponto de coleta de lâmpadas fluorescentes

Projeto vai recolher equipamentos e garantir um descarte seguro sem prejuízo ao Meio ambiente

O Centro Vocacional Tecnológico de Papagaios (CVT), na região Central de Minas, se tornou um ponto de coleta de lâmpadas florescentes para o descarte correto em toda a região. O projeto, em parceria com a prefeitura municipal e a empresa Naturalis Brasil, tem o objetivo de conscientizar a população dos riscos para o Meio Ambiente da destinação imprópria desses produtos que são descartados pelos consumidores.

Segundo estudos divulgados nacionalmente, cerca de 6%, (12 milhões de unidades), das lâmpadas fluorescentes utilizadas no Brasil são descartadas de forma correta. Os equipamentos são compostos de alumínio, vidro e pó fosfórico, que são altamente prejudiciais a saúde humana e a natureza. Uma lâmpada fluorescente de 32 watts, por exemplo, tem potencial para poluir 30 mil litros de água.

O CVT de Papagaios vai recolher as lâmpadas entregues pela população e repassá-las a empresas especializadas no descarte do material. As lâmpadas passarão por um processo de trituração em uma máquina que possui triplo sistema de filtragem. Um para pó fosfórico, um para partículas de vidro e outro para retenção dos gases venenosos, emitindo um certificado ambiental do descarte correto.

A pessoa interessada em doar as lâmpadas deverá dirigir-se ao CVT de Papagaios, na Rua Dona Alcina, 123, bairro Vasco Lopes.  Ou entrar em contato pelo telefone: (37) 3274-1260

O CVT de Conceição de Papagaios pertence a Rede Mineira de CVTs, projeto do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com apoio das Prefeituras Municipais. O objetivo é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional. Para isso, três frentes de trabalho estão em atuação: alfabetização digital, inovação e formação e aperfeiçoamento profissional.

A rede conta com 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros, e 4.5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas Gerais como um dos estados a possuir um dos maiores programas de inclusão digital e social do País. O projeto alcança mais de 360 municípios e soma mais de 700 mil cidadãos certificados em cursos presenciais e a distância, além de 1 milhão de pessoas beneficiadas com o acesso à internet. Já foram investidos, em sua estrutura, mais de R$ 130 milhões, recursos provenientes do Governo de Minas e do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, por meio de emendas parlamentares.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/cvt-de-papagaios-se-torna-ponto-de-coleta-de-lampadas-fluorescentes/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s