Gestão da Educação: escola estadual lança projeto de leitura em Belo Horizonte

Projeto ‘O Grande Espetáculo da Leitura’ promete contagiar os mais de 540 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental

Divulgação/SEE
A primeira ação do projeto foi uma apresentação teatral dos alunos com alusão ao mundo circense
A primeira ação do projeto foi uma apresentação teatral dos alunos com alusão ao mundo circense

A Escola Estadual Duque de Caxias, em Belo Horizonte, lançou o projeto ‘O Grande Espetáculo da Leitura’, que promete contagiar os mais de 540 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental com uma programação de atividades para todo o ano de 2012.

A primeira ação do projeto foi uma apresentação teatral. Em uma alusão ao mundo circense, a peça foi conduzida por um mágico que mostrou ao público a magia do universo da literatura. Ele fez questão de explicar que, diferente das outras mágicas, essa não tem truques. “Basta a gente escolher um livro que gosta e ler. A leitura é muito importante, ela é um tesouro. Traz informação e desperta a curiosidade”, comenta o mágico da peça, o estudante do 5º ano do ensino fundamental, Macalester Gomes da Silva, de 9 anos.

Os ensaios da peça ficaram a cargo da professora da biblioteca, Maria Augusta de Melo Campos. Na apresentação, ela procurou destacar para os alunos os novos títulos de livros literários que vão nortear os trabalhos na escola. “Abordamos os cinco livros literários que eles vão trabalhar no primeiro semestre. Todos os anos, nós adquirimos mais títulos literários. O universo da fantasia estimula o interesse dos alunos e é isso que desejamos passar com a temática do circo”, pontua.

Isamara Lorrane de Souza Jangola, de 10 anos, foi a bailarina na peça. Para a estudante do 5º ano do ensino fundamental, o teatro deixou os alunos mais interessados com a leitura. “Acho que os meus colegas vão querer ler mais com esse teatro. Eu já gosto muito de ler, mas prefiro as revistas em quadrinhos da ‘Turma da Mônica’”, conta.

Para todo o ano de 2012, o projeto prepara ações periódicas. “A cada dia, na entrada dos turnos, um aluno fará a leitura de um pequeno texto sobre a formação da cidadania. A cada semana, os nossos estudantes vão legar livros literários para a casa e depois fazer a contação de histórias para os colegas em sala. Trabalhos específicos com atividades de leitura, serão realizados a cada bimestre”, exemplifica a diretora da escola, Maria Eliza Mendes Resende.

Ações diferenciadas também foram pensadas para cada ano de ensino. Os alunos do primeiro ano levarão para a casa os mascotes chamados Joãozinho e Maria e apresentarão na escola os relatos da família sobre a experiência de convívio com os bonecos. Para os estudantes do 2º ano, a novidade está nos embornais, espécie de sacola utilizada para o transporte de livros. No terceiro ano o transporte será em uma pasta confeccionada especialmente para o projeto. Os alunos do quarto ano farão a contação de histórias com o uso de um avental personalizado com temas do universo infantil. Os maiores, do quinto ano, terão um portfólio para o registro das poesias e livros lidos.

Todas essas atividades de estímulo à leitura ocorrem de forma interdisciplinar na escola. “Nós utilizamos o livro de acordo com a matéria que estamos dando no momento. Por exemplo, quando eu trabalhei a moradia, o espaço e a convivência com os alunos, nós lemos o livro ‘O feitiço da vila’, de Cláudio Martins. A obra conta a história de um personagem que morava no interior e veio para cidade, onde acabou conhecendo vários lugares desse novo ambiente”, exemplifica a professora do 2º ano do ensino fundamental, Marise de Oliveira Rodrigues Santos.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/escola-estadual-lanca-projeto-de-leitura-em-belo-horizonte/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s