Governo de Minas: IMA orienta sobre a utilização de caixa de madeira para acondicionamento de banana

A exigência é uma das medidas de prevenção à Sigatoka Negra, doença que pode causar danos nos pomares da fruta

Considerando a importância socioeconômica da bananicultura que se expande de forma expressiva em várias regiões de Minas Gerais, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) disciplina a montagem de caixa de madeira utilizada para acondicionamento de banana, através da Portaria n° 1203 de 23 de março de 2012.

A montagem de caixa utilizada no acondicionamento de banana só poderá ser feita com madeira de primeiro uso (ripas). Sendo assim, fica proibido o aproveitamento das caixas utilizadas no acondicionamento da fruta para quaisquer produtos vegetais. Também ficam proibidos o depósito e o armazenamento de caixas de madeira.

A exigência é uma das medidas de prevenção à Sigatoka Negra, doença fúngica altamente destrutiva que pode causar danos de até 100 % nos pomares da fruta. E as caixas e material utilizados no acondicionamento, embalagem e transporte de  banana são meios eficientes de disseminação da praga.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, explica que o trabalho do instituto consiste em fazer o monitoramento constante da área e fiscalizar a entrada de produtos nas barreiras de fiscalização fitossanitárias. “Além disso, para dar cumprimento a esta Portaria o IMA fará a fiscalização nos locais onde as caixas são montadas, nos depósitos e no armazenamento”, afirma.

Sigatoka Negra

A Sigatoka Negra é a mais séria e destrutiva doença da bananeira em todas as áreas produtoras do mundo. A doença começa nas folhas mais novas da planta e evolui para as mais velhas, provocando sintomas típicos como estrias marrons e manchas negras necróticas que reduzem os tecidos fotossintetizantes. Na ausência das folhas os frutos não crescem, ficam pequenos, desuniformes e com maturação precoce.

A praga é influenciada por fatores ambientais como vento, umidade e principalmente a chuva. As condições favoráveis são temperatura maior que 21ºC, umidade alta e período chuvoso prolongado. Depois de sua invasão gera aumento nos custos de produção, pois é preciso rigoroso controle químico.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/ima-orienta-sobre-a-utilizacao-de-caixa-de-madeira-para-acondicionamento-de-banana/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s