Gestão Anastasia: Bandas de Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Diogo de Vasconcelos são contempladas com instrumentos

Governo de Minas entregou em todo o Estado 802 instrumentos a 126 corporações musicais

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), entregou 802 instrumentos de sopro, metal e percussão a 126 corporações musicais contempladas por meio do Edital 2011 do programa “Bandas de Minas”. Nas cidades de Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto, sete bandas serão beneficiadas, com a entrega de 36 instrumentos musicais.

Além da doação de instrumentos musicais, o Programa Bandas de Minas vai realizar cursos/oficinas de capacitação e aperfeiçoamento artístico, e o lançamento de um CD, que será gravado com a participação de bandas agraciadas nesta edição.

As bandas civis representam uma instância de valorização da cultura popular e contam com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, por meio de convênio com a Codemig, que garante a doação de instrumentos musicais e a democratização do acesso a diferentes repertórios.

Novidade

Uma das mudanças implementadas em 2011 foi a criação de um edital específico para o programa. Segundo a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, este é um mecanismo que favorece o relacionamento institucional entre os grupos e a secretaria, estimula o cadastramento das bandas, democratiza o processo de seleção, entre outros benefícios. “A criação do edital foi uma maneira de estabelecer um relacionamento formal entre essas corporações e a Secretaria de Estado de Cultura, para detectarmos o número de bandas existentes em Minas, se elas estão ou não ativas, e se representam instituições jurídicas ou não”, explica.

Nesta edição, o programa recebeu 350 projetos de 323 municípios mineiros. De acordo com Eliane Parreiras, o sucesso do número de inscrições ocorreu graças ao estreito diálogo entre a SEC e as corporações musicais. “A equipe técnica da secretaria realizou um atendimento minucioso, auxiliando desde a emissão de documentos e certidões, até no esclarecimento de dúvidas sobre registros”, comenta. “O processo foi extremamente democrático, justamente por levar em conta as limitações de cada corporação, bastando a elas apenas estarem devidamente legalizadas junto à secretaria”, completa.

Investimento crescente

Minas Gerais é o um dos estados brasileiros que abriga o maior número de corporações musicais e, a cada ano, novas instituições participam do programa. Das cerca de 800 bandas civis distribuídas pelo território mineiro, 753 estão cadastradas na Secretaria de Estado de Cultura, sendo que 537 delas já foram beneficiadas com a entrega de 7.435 instrumentos musicais, nos últimos oito anos (2003 a 2011). Os recursos destinados ao programa ultrapassam a soma de R$ 5,67 milhões.

Tradição das bandas em Minas

De caráter popular e espontâneo, as corporações musicais são consideradas patrimônio do povo mineiro, por serem guardiãs de uma tradição que data do século 18, no período aurífero. As bandas civis no Estado agregam cerca de 30 mil músicos.

A importância das bandas em Minas também se dá pelo fato de que essas corporações desempenham ações de caráter técnico-musical e comunitário, atraindo em torno de si a formação de verdadeiras escolas de música, oferecendo a todas as comunidades a oportunidade de exercitar talentos e descobrir vocações artísticas transmitidas há gerações.

Justamente por entender que as bandas são elementos primordiais de construção de relações culturais e históricas nas comunidades, o Governo de Minas reserva atenção especial a esse segmento da cultura, por meio do Programa Estadual de Apoio às Bandas de Música.

Relação das bandas contempladas em Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto:

Diogo de Vasconcelos                União Musical São Domingos

Itabirito                                   Corporação Santa Cecília

Itabirito                                   Corporação Musical União Itabirense

Mariana                                    Sociedade M. N. S. da Conceição de Furquim

Mariana                                    Sociedade Musical União XV de Novembro

Mariana                                    Sociedade Musical Oito de Dezembro

Ouro Preto                                Sociedade Musical Sr Bom Jesus das Flores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s