Anastasia vai criar rede de serviços em saúde, educação e habitação nas pequenas e médias cidades

Governador Antonio Anastasia criará rede de serviços de qualidade nos pequenos e médios municípios

Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

Proposta do governador é aliviar procura por atendimento de saúde, educação, habitação entre outros nas cidades polo e na capital

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, participou, nesta quinta-feira (26/08), da abertura do93º Encontro de Prefeitos das Cidades Polo. No encontro, que contou com presença de prefeitos e representantes das 35 cidades polo mineiras, o governador afirmou que, reeleito, criará uma rede integrada de serviços públicos de qualidade nas cidades polo e também nos pequenos e médios municípios. A proposta, incluída no Plano de Governo, é dotar os municípios de infraestrutura adequada para receber e oferecer serviços nas áreas de saúde, saneamento, educação, ciência e tecnologia e segurança, entre outros, evitando que a população tenha de buscar esses serviços nas cidades polo e na capital.

“As pessoas passarão a ter qualidade de vida também no município pequeno, diminuindo o peso ou a pressão sobre as cidades polo e, por conseqüência, sobre a capital. Temos que criar a ideia de rede, essa é uma palavra mágica, que significa os pontos fortes nas áreas de saúde, educação, segurança, ciência e tecnologia, habitação, saneamento, de modo que um ajude o outro, seja em consórcios mediante convênios, criando programas e projetos específicos para esse crescimento. As cidades polo terão papel fundamental, com a sua rede de serviços cada vez mais incrementada e servirá de suporte para termos de fato esse programa de investimentos estratégicos consolidados”, afirmou o governador Antonio Anastasia.

O governador Antonio Anastasia afirmou que os investimentos já realizados na infraestrutura dos pequenos municípios refletiram diretamente na diminuição da procura por serviços nas cidades polo e médias.

“Desde o início, temos feito investimento muito grande nas pequenas cidades, nos municípios de até 10 mil habitantes, que são mais de 700 municípios em nosso estado, com programas como o ProAcesso , com o de telefonia celular, o Fundomaq (financiamento para compra de maquinários), com o Lares Gerais, com saneamento, principalmente no norte Jequitinhonha, Mucuri e Copanor. Esses  investimentos permitiram que a rede de serviços públicos, principalmente com o programa Travessia, nesses municípios menores, melhorasse muito”.

Mais empregos e desenvolvimento
Para acabar com a desigualdade entre as regiões do Estado, Antonio Anastasia afirmou que ampliará os investimentos na infraestrutura dos municípios criando ambiente favorável para atração de novas empresas. A proposta é levar empresas âncoras capazes de atrair para o seu entorno outras empresas fornecedoras, desenvolvendo a região e gerando mais empregos para a população.

“Temos de ter em Minas uma obsessão com empregos. Porque o emprego de qualidade gera um ciclo virtuoso de ações na família. Ela passa a ter saúde melhor, se alimenta melhor, melhora sua habitação e a segurança, a família fica mais interessada nos estudos. Por isso, emprego é o primeiro passo. Mas para termos emprego e emprego de qualidade é preciso ter empresas, empregador. E, para ter empregador, precisamos ter um ambiente para atrair essas empresas, que venham ou que se expandam. Essa é a missão do governo.”

O governador Antonio Anastasia afirmou, ainda, que o plano de desenvolvimento regional permitirá, ao longo do tempo, equilibrar ainda mais a situação de igualdade regional em nosso Estado.

“E essa infraestrutura, boa parte dela, já está elaborada em um programa de incentivos estratégicos, para identificarmos, em relação a cada vocação regional, uma indústria ou uma empresa que possa ser âncora, que vai receber os benefícios fiscais, creditícios e de estímulo possíveis, para atrair e com o compromisso de trazer empregos de qualidade, uma cadeia de fornecedores”, disse Antonio Anastasia.

Parcerias
Antonio Anastasia destacou as parcerias com os municípios, realizadas ao longo dos oito anos do Governo Aécio Neves/Antonio Anastasia, período em que os 853 municípios mineiros foram beneficiados com obras de infraestrutura e ações sociais sem distinção partidária.

“Realizamos parcerias com todos os prefeitos, todos os municípios, independente da cor partidária e da posição política, de maneira muito rigorosa, quer através das obras do próprio Estado, das nossas empresas estatais, de maneira que, é claro, Minas toda se beneficie. Essa posição republicana acaba sendo uma posição muito correta que nós sempre buscamos e continuaremos a fazê-lo”, garantiu o governador.

Durante o 93º Encontro de Prefeitos das Cidades Polo, promovido pela Frente Mineira de Prefeitos, Antonio Anastasia recebeu um documento com as demandas dos municípios e as sugestões para seu Plano de Governo. Entre elas, a regulamentação da emenda 29, que determina a destinação de recursos para a área de saúde pelo município, Estado e a União. Os prefeitos também pediram apoio do governador para que seja autorizada a participação de prefeitos nas reuniões do Conselho Nacional de Política Fazendária, o Confaz.

O prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite (PMDB), prestou homenagem ao governador Antonio Anastasia pela forma eficiência com que vem conduzindo o Governo do Estado e resolvendo as questões que lhe são postas à frente do Executivo mineiro.

“Presto homenagem a vossa excelência, independentemente de quem estamos apoiando – e a minha postura partidária é muito clara, é aberta -, mas Minas Gerais há sempre de reverenciar vossa excelência pela competência, pela eficiência, pela maneira fácil com que se coloca nas questões e resolve as questões à frente do Governo de Minas Gerais”, disse o prefeito de Montes Claros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s